NS

NS

30 de mar de 2014

Os falangistas vistos por Jaime Nogueira Pinto


"Os falangistas eram nacionalistas-revolucionários, anticonservadores, partidários duma revolução social, da nacionalização dos Bancos, da reforma agrária. Aproximavam-se, ideologicamente, dos fascistas italianos do período fundacional. Recrutavam os seus militantes entre os estudantes universitários, tinham também muitos adeptos operários e agricultores. Tinham uma linguagem poética e violenta que lembrava os aforismos de Nietzsche. Mas, ao contrário do pacífico filósofo de Para além do bem e do mal, confirmavam essa linguagem em duríssimas refregas em que geralmente morriam e matavam. Eram eles quem pagava com violência a violência que vinha dos anarquistas e de alguns sectores socialistas."

Jaime Nogueira Pinto
António de Oliveira Salazar - O outro retrato

28 de mar de 2014

Tema musical da Semana



É com a marcha "Refugio de San Bernardo" que vos deixo esta semana. Da autoria José A. Francés e executada pela Banda de Música "Virgen de las Angustias" de Sanlucar la Mayor, é dedicada a Maria Santissima del Refugio da Hermandad de San Bernardo de Sevilha, que anualmente processiona na Quarta Feira Santa juntamente com a imagem do "Cristo de la Salud", cuja imagem original foi destruída num incêndio provocado pela corja anarquista no 18 de Julho de 1936.
Popularmente conhecida pela "Irmandade dos Toureiros", visto terem integrado esta muitos homens da arte de marialva, entre os quais o toureiro e falangista Manolo Bienvenida, é uma das mais conhecidas da Semana Santa sevilhana.

27 de mar de 2014

22 de mar de 2014

21 de mar de 2014

No Vale dos Caídos

 Entrada na Basílica

O Vale visto ao longe


A famosa Cruz, com 150 metros de altitude
A maior cruz do mundo!!!


Pois é, recentemente o vosso amigo deu umas "vueltas" pelo país vizinho, onde, entre outras coisas, teve a oportunidade de visitar a Basílica do Valle de los Caídos e a Abadia beneditina anexa a esta. Devo confessar que já há muito acalentava a ideia de passar por cá, e, inesperadamente, acabei por ir lá ter.
Foi num Domingo com algumas nuvens que se deu esta minha visita a este magnifico monumento, que apesar de necessitar de algumas obras de restauro, mantém a grandiosidade e a imponência que o caracteriza.
No decorrer da visita, após o término da missa fui convidado a confraternizar com alguns camaradas, membros de diversas associações, entre as quais a Associação de Defesa do Vale dos Caídos, criada com o intuito de defender este lugar contra os continuos ataques da "Memória Histórica".
Brevemente colocarei mais fotos e informações desta minha visita...

20 de mar de 2014

Tema musical da Semana




A Virgen de la Estrella com a Cruz de Ferro

Durante todo este período quaresmal irei apostar na postagem de marchas processionais da Semana Santa. Hoje deixo-vos a imponente marcha "Estrella del Perchel", dedicada á Virgen de la Estrella que recebe culto no Bairro de Perchel em Málaga. Profundamente vinculada com a Divisão Azul, chegou a levar um manto nas procissões com o nome dos Caídos malagueños nesta força que combateu na Rússia. Também chegou a ostentar no seu peito a famosa "Cruz de Ferro". Uma imagem que é um luxo de arte e beleza, assim como as notas que Miguel Pérez soube imprimir a esta obra musical.
Esta imagem, pertencente á Hermandad de la Humillación y Estrella encontra-se na Paróquia de Santo Domingo no Bairro del Perchel, um dos mais populares de Málaga.

19 de mar de 2014

19 de Março


S. José, Esposo da Virgem Maria
Protector da Santa Igreja, Rogai por Nós!

15 de mar de 2014

Tema musical da semana

8 de mar de 2014

8 de Março


Festa litúrgica de S. João de Deus
Fundador da Ordem Hospitaleira

5 de mar de 2014

Tema musical da semana



Directamente de Penafiel trago-vos hoje a Banda Musical de Lagares, instituição fundada em 1900, actualmente regida pelo distinto maestro e professor Alberto Santos Vieira.
Nesta gravação, realizada em Janeiro de 2012, executa a marcha de concerto "Berço de Músicos", da autoria do meu amigo Valdemar Sequeira.