NS

NS

27 de abr. de 2009

Ultimas aquisições


Recentemente, numa das minhas últimas incusões pelos livreiros e alfarrabistas da cidade Invicta, encontrei por acaso alguns livros sobre temas com bastante interesse. São eles os seguintes:

Carlos Maria- É a comovente de um jovem marinheiro e aviador espanhol, que foi um dos heróis do Bando Nacional durante a guerra civil de 36-39, acabando por morrer num trágico acidente, quando o seu avião se despenhou no rio Ebro, em finais de 1939, quando a guerra civil tinha já terminado. Apesar do livro já não estar nas melhores condições, o mesmo é muito bom, um vez que relata muitos episódios daquela heróica cruzada anti comunista que foi a guerra civil de Espanha. O livro é a primeira edição em português, tendo sido editado no ano de 1950 pela gráfica Minerva de Famalicão.

O segundo livro é o "Martirologio Vicense", que relata pormenorizadamente a vida e o martirio de dezenas de sacerdotes, religiosos e religiosas, que foram brutalmente assassinados durante a guerra civil pelas forças de esquerda na cidade de Vich. Mais um livro que demonstra um dos lados da memória histórica vermelha.

O livro Guerra Santa-O sentido católico do Movimento Nacional Espanhol fala-nos da profunda influencia do catolicismo no movimento liderado pelo Generalissimo Franco, que com a vitória em Abril de 1939 pôs fim ao holocausto anti católico de que Espanha foi vitima e que custou a vida a mais de 7000 religiosos e milhares de crentes.

Outro livro também com interesse é o "Proscritos" e que relata as dificuldades dos padres e religiosos jesuitas durante a implantação da república em 1910. Afinal nem tudo foram rosas... Um excelente livro para memória histórica agora que se aproximam as comemorações do 5 de Outubro de 1910.

Por último foi-me emprestado pelo camarada do "Gladium Nacional", o meu estimado amigo Santos Silva, o livro "Para além do Comunismo" da autoria do saudoso Dr Rolão Preto, o lider do Partido Nacional Sindicalista, e que demonstra muito bem que não é só o comunismo que defende a classe trabalhadora. Um livro essencial para comprender o sindicalismo nacionalista.