NS

NS

6 de jan. de 2011

A propósito de Cambedo


Lembrei-me que tinha cá na estante um livro/opúsculo sobre a Guerra civil na região do Barroso, e que falava precisamente sobre o caso da aldeia de Cambedo, no concelho transmontano de Montalegre, onde eu já estive por diversas vezes, e de onde guardo excelentes recordações.
Este pequeno mas interessante trabalho, adquirido na minha última visita á capital do barroso aquando da realização da Feira do Fumeiro, onde se prova uma excelente gastronomia, é da autoria do Prof. Jorge Fernandes Alves, e prefaciado pelo P. João Rodrigo, uma pessoa que conheceu muito bem a realidade da aldeia durante o conflito no país vizinho.
Este trabalho, importantissimo para a memória colectiva das gentes do Barroso foi editado pela Câmara Municipal de Montalegre em 1987, seno o 2º número da colecção dos “Cadernos Culturais”.
Montalegre é um concelho que merece a nossa visita, não só pela excelente gastronomia, como também pelo célebre Festival de Vilar de Perdizes e pelos seus monumentos, sendo de destacar de entre estes o Castelo de Montalegre.
Também neste concelho existe uma filarmónica de grandes tradições, a Banda Musical de Parafita.