NS
31 de jan. de 2011
25 de jan. de 2011
24 de jan. de 2011
22 de jan. de 2011
21 de jan. de 2011
19 de jan. de 2011
18 de jan. de 2011
17 de jan. de 2011
15 de jan. de 2011
Faleceu o Professor P. Pereira
Conheci-o em 2007 quando me fiz sócio desta associação, e durante estes últimos anos mantive com ele muitas horas de amigável conversa telefónica.
Em Julho de 2010 encontrei-me pessoalmente com ele na Homenagem ao Dr Salazar que teve lugar no Vimieiro, acto do qual guardo excelentes recordações.
Homem de acção, foi ele que desde a primeira hora me enviou várias publicações do NEOS, e também o seu boletim, o "Continuar Portugal", que guardo religiosamente.
Recentemente, consumido por uma implacável anemia, ainda conseguiu contactar-me por causa do envio do último boletim, onde tive a hipótese de desejar rápidas e cuidadas melhoras.
Infelizmente, não conseguiu resistir.
Mais um companheiro de luta que desaprece das nossas fileiras.
13 de jan. de 2011
12 de jan. de 2011
10 de jan. de 2011
Tema Musical da Semana
A marcha de Concerto "Viva Cambados", do compositor limiano Miguel de Oliveira, célebre maestro da Banda Musical de Monção. Uma das minhas composições favoritas, aqui publicada no dia em que o administrador desta casa comemora mais um aniversário natalicio.
9 de jan. de 2011
Hoje, Domingo
7 de jan. de 2011
Para já ela ainda lá continua
O Templo de las Mercedes 1
Placa evocativa da reconstrução da Igreja, já depois da ocupação de Ayamonte pelas forças nacionalistas.
6 de jan. de 2011
A propósito de Cambedo
Este pequeno mas interessante trabalho, adquirido na minha última visita á capital do barroso aquando da realização da Feira do Fumeiro, onde se prova uma excelente gastronomia, é da autoria do Prof. Jorge Fernandes Alves, e prefaciado pelo P. João Rodrigo, uma pessoa que conheceu muito bem a realidade da aldeia durante o conflito no país vizinho.
Este trabalho, importantissimo para a memória colectiva das gentes do Barroso foi editado pela Câmara Municipal de Montalegre em 1987, seno o 2º número da colecção dos “Cadernos Culturais”.
Montalegre é um concelho que merece a nossa visita, não só pela excelente gastronomia, como também pelo célebre Festival de Vilar de Perdizes e pelos seus monumentos, sendo de destacar de entre estes o Castelo de Montalegre.
Também neste concelho existe uma filarmónica de grandes tradições, a Banda Musical de Parafita.
A história daquela manhã de Abril...
Ora vejam
3 de jan. de 2011
Amanhã, na RTP 1...
Não perder ás 22.15 horas! Cambedo é uma pequena aldeia situada na raia de Chaves com todas as características das terras fronteiriças entre Portugal e a Galiza: relações de boa vizinhança, um passado partilhado e, até, parentes espalhados nos dois lados da fronteira. Mas, Cambedo tem algo mais. A aldeia protagonizou uma história de terror nas vésperas do Natal de 1946 por causa da sua boa vizinhança e dos laços de parentesco com os galegos. Nessa data fatídica, a terra foi cercada e bombardeada por forças espanholas e portuguesas, cerca de mil homens, com a desculpa de que o povo estava a esconder um grande número de criminosos comuns, foragidos da justiça espanhola. Um documentário de Maria Júlia Fernandes, com Produção de Ana Lucas e Lila Lacerda, Imagem de Carlos Oliveira e Som de António Garcia |